O desafio de tornar os acervos do Museu do Imigrante acessíveis de forma digital foi alcançado graças à disponibilização da ferramenta de código aberto, Tainacan, produto desenvolvido pela parceria entre universidades públicas do Brasil. O Museu possuí um acervo de em média 40 mil itens e estamos trabalhando para torná-lo totalmente digital. Nas descrições abaixo, você poderá ter uma ideia das nossas coleções:
Acervo Museológico - Formado por objetos materiais de diferentes tipos e temporalidades.
Acervo Arquivístico - Composto por selos, cartazes, folhetos, alguns documentos pessoais, fotografias, mapas e plantas da cidade.
Acervo Bibliográfico - Composto por livros e revistas disponíveis para consulta presencial no administrativo do Museu.
Acervo Imaterial - Esse acervo foi construído a partir do projeto Banco de Memórias Orais, realizado pela equipe do Museu em outras gestões, trata-se de um conjunto de fitas cassetes com diferentes relatos dos moradores da região. Da mesma forma, fazem parte os registros das edições dos cafés com memória organizados pela instituição.
Acervo Didático - A instituição possui, em sua trajetória, a realização de diversos projetos educativos conformando a coleção pedagógica.
Acervo Institucional - Documentos administrativos do Museu do Imigrante produzidos ao longo dos anos.