Anteriores - 07/10 - Por Museu do Imigrante
A exposição, Laços Patrimoniais: construindo um inventário colaborativo para Bento Gonçalves, é um dos resultados de projeto homônimo.
Trata-se de uma ação de educação patrimonial, selecionada no Edital SEDAC nº 01/2019 “FAC Educação Patrimonial”, com financiamento de R$ 50 mil (cinquenta mil reais) pela Secretaria de Estado da Cultura e contrapartida de R$ 20 mil (vinte mil reais) da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves. A equipe principal do projeto é composta por servidoras da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves: Secretaria de Cultura - Museu do Imigrante, Secretaria Municipal de Educação, representantes do curso de Arquitetura da Universidade de Caxias do Sul, um fotógrafo e um historiador, ambos contratados, bem como parcerias com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural e Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana.
As ações propostas buscam valorizar, preservar e comunicar a diversidade do patrimônio de Bento Gonçalves, por meio de um conjunto de atividades de educação para o patrimônio, as quais visam a estabelecer eixos para a atualização do inventário do patrimônio cultural da cidade, pois a última lista de inventário foi produzida entre os anos de 1994 e 1996, sendo necessária a realização de novos estudos para compreensão das dinâmicas patrimoniais do município. Nesse sentido, o objetivo principal do projeto consiste em elaborar a atualização do inventário dos bens edificados da cidade de Bento Gonçalves, em parceria com as comunidades da região.
A mostra reúne 120 fotografias, produzidas pelo fotógrafo Wagner Meneguzzi, os principais resultados para o mapeamento do inventário municipal, mapas indicando os eixos que o grupo trabalhou e objetos museológicos que representam aspectos da diversidade cultural que molda os patrimônio históricos de Bento Gonçalves. A exposição fica disponível para visitação presencial até da 13 de novembro de 2021, no Museu do Imigrante.