Em cartaz - 10/12 - Por Museu do Imigrante
práticas arquitetônicas e saberes comunitários na preservação de bens culturais edificados
A exposição “OFICINA PARA AS SENSIBILIDADES, práticas arquitetônicas e saberes comunitários na preservação de bens culturais edificados” apresenta os resultados do projeto homônimo contemplado com recursos do Edital CAU/RS 003/2024.
Uma oficina para elaboração da documentação para a proteção das casas históricas. O território foco da ação foi a sede do Distrito de Faria Lemos, Bento Gonçalves. Foram realizados encontros focados nas práticas de levantamento de edificações históricas em diálogo com a comunidade local.
A Casa Canônica, lugar simbólico para a comunidade, foi o espaço que acolheu as rodas de conversa do projeto a partir da parceria estabelecida com a Associação Caminhos de Faria Lemos.
O objetivo foi promover uma ação de Educação Patrimonial por meio de trocas de saberes entre profissionais arquitetos com experiência em inventário de bens históricos e representantes da comunidade de Faria Lemos.
Os bens culturais edificados constituem importante vestígios históricos das sociedades. Aprender a ler o cotidiano implica em aprimorar a capacidade crítica sobre as relações sociais responsáveis pelas conexões entre as pessoas e as coisas.
O jogo estabelecido entre lembrança e esquecimento conduz a elaboração das narrativas sobre os acontecimentos. (Re) conhecer a importância da qualificação do olhar crítico da (a) profissional arquiteta (o) é algo imprescindível quando se pensa em estratégias para a preservação sustentável dos patrimônios culturais edificados. Este profissional, em diálogo com historiadores, antropólogas (os) e comunidades, possui a responsabilidade de evocar as memórias e histórias subterrâneas dos vestígios materiais com os quais trabalha. Para tal, torna-se relevante oferecer espaços formativos onde o olhar sensível e crítico possa ser aperfeiçoado com o objetivo de garantir a função social da arquitetura.
Convidamos você a aguçar o olhar sensível sobre o fazer arquitetônico e urbanístico
Financiamento: CAU/RS. Realização: Universidade de Caxias do Sul, curso de Arquitetura e Urbanismo; Museu do Imigrante; Associação Amigos Museu do Imigrante e Associação Caminhos de Faria Lemos.
______________________________________________________