Anteriores - 05/09 - Por Museu do Imigrante
Exposição fotográfica de Hélio Alexandre
A exposição é resultado do Projeto "Arte para cego ver" contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves de 2021. Devido ao período pandêmico, no período, o projeto ganhou uma versão online, agora, em 2024, a mostra ganha sua primeira exibição presencial no Museu do Imigrante. A exposição fica disponível para visitação até dia 30 de setembro de 2024.
Sobre o projeto
De que forma você enxerga a fotografia? Pensando em expandir o acesso da arte aos deficientes visuais, o fotógrafo Hélio Alexandre realizou o projeto “A Arte para Cego Ver”, contemplado em 2019 pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) de Bento Gonçalves. Inicialmente o projeto tinha por objetivo realizar uma exposição presencial foto descritiva, mas com a pandemia, teve de ser modificado, sendo realizado no formato online. O lançamento oficial ocorreu na última sexta-feira (15), acompanhado de um vídeo de aproximadamente 30 minutos, apresentando cada um dos artistas selecionados e suas obras, contendo a audiodescrição de cada uma delas. Em sua essência “A Arte para Cego Ver” trata da produção e exposição fotográfica retratando dez artistas locais e suas obras.
Com o método de acessibilidade de foto descrição, o projeto permite que deficientes visuais passem a conhecer alguns dos nomes de artistas locais e suas obras. O fotógrafo e idealizador do projeto, Hélio Alexandre, comentou sobre os desafios de realizar o projeto num período pandêmico. “Devido à Covid-19 as exposições presenciais foram adiadas, e foi então que resolvemos fazer no formato online, para gerar maior engajamento com o público e levar o conteúdo gerado por meio do projeto ao maior número de pessoas possível em uma exposição guiada através de vídeo”. O fotógrafo explica que “o projeto foi adaptado primeiramente com publicações no facebook com a foto descrição em texto na descrição das publicações para que os portadores de deficiência visual pudessem ter acesso a foto descrição pelos aplicativos leitores de telas e textos em seus smartfones e computadores”.