Veja as últimas matérias sobre o Museu!
Veja as últimas matérias sobre o Museu!
E o Estado do Rio Grande do Sul decretou o dia 17 de agosto como o Dia Estadual do Patrimônio Cultural (Decreto 54.608/2019). No entanto, as comemorações podem se estender durante o mês de agosto. Neste ano, traz como tema “Cultura e Cidadania”, visando reforçar a importância da diversidade cultural, da participação cidadã e do direito ao acesso às referências culturais do nosso Estado.
Acesse o linkMostra, que traz obras de artistas de todo estado, fica em exposição até o dia 8 de agosto Desde esta terça-feira, 4 de julho, o Museu do Imigrante recebe uma exposição especial. “Um olhar sobre o passado” traz mais de 40 obras, de artistas de todo o estado, que dialogam e ajudam a contar sobre a trajetória que fez a história do município. A curadora da mostra, Ana Zavadil, explica que as obras, que estarão em todo o ambiente dialogam com o acervo. “A exposição tem uma missão importante que é a de trazer obras de 46 artistas contemporâneos do estado para propiciar uma experiência única no contexto museológico. Além da sala de exposições temporárias, as obras vão se espalhar por todas as salas interagindo com mais de sete mil itens ali guardados, para juntos buscarem novos sentidos para ambas as partes e criarem armadilhas para a memória”, esclarece.
Acesse o linkObra, que será lançada em março, é resultado de uma pesquisa de quase dois anos feita por Cristian Bernich e Edson Possamai No início do mês de março, está previsto o lançamento do livro “Converso .cenas de dança”, que apresenta um recorte histórico sobre dança cênica de Bento Gonçalves e sobre a produção da Cia de dança-teatro contemporânea A Trupe Dosquatro. A obra é o resultado de uma pesquisa de quase dois anos feita por Cristian Bernich e Edson Possamai. O lançamento ocorre no dia 4 de março, no Museu do Imigrante e será um momento de conversa sobre a obra. Além disso, também terá uma exposição alusiva ao livro e a história da dança que ficará no espaço até o fim do mês de abril. A obra é a publicação do resultado de uma pesquisa relativa ao projeto “Trajetória: um recorte sobre a dança cênica de Bento Gonçalves que é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e Secretaria Municipal da Cultura (Secult).
Acesse o linkNesta quinta-feira (12), ocorre no Piazza Salton, a partir das 17h, a vernissage da exposição “Bento Gonçalves em Preto e Branco” que contará com apresentação musical. A mostra é uma parceria entre o Museu do Imigrante e Piazza Salton e segue até o dia 7 de fevereiro. A exposição apresenta cerca de 35 fotografias do acervo do Museu do Imigrante que retratam diversos momentos ocorridos no município. Elas funcionam como janelas de observação de um tempo e espaço em constante mudanças, mostrando cenas da vida cotidiana. Assim, o público pode interagir com as fotografias reconhecendo os locais e as pessoas retratadas. Exposição “BENTO GONÇALVES EM PRETO E BRANCO” Período de visitação: de 7 de janeiro a 7 de fevereiro de 2023 Horário: 9h às 21h Vernissage: 12/01 às 17h Local: Piazza Salton – Rua Dr. Montauri, 113, bairro Centro
Acesse o link